EDUCAÇÃO FÍSICA

O curso de Licenciatura em Educação Física tem como objetivo formar profissionais capacitados para atuar na área da educação e promover bem-estar em diversos contextos e níveis. É uma formação que aborda tanto a teoria quanto a prática da educação, incluindo aspectos psicológicos, sociológicos, históricos e filosóficos. Além disso, o licenciado em educação física sairá preparado para trabalhar na área educacional de escolas, creches, escolinhas de futebol e de natação, bem como na área de gestão escolar do sistema governamental e não governamental e em quaisquer instituições públicas ou privadas que promovam o ensino de práticas esportivas ou atividades físicas. A matriz curricular do curso de Educação Física é composta por disciplinas que aliam teoria e prática, desde o início do curso. Contamos com uma rede conveniada formada por escolas, academias, campos de futebol e uma série de outros parceiros que vão fornecer toda a infraestrutura para que seu aprendizado aconteça com praticidade e agilidade.

OBJETIVO DO CURSO

Promover a formação do profissional de Educação Física para o exercício do Magistério na educação básica, fomentando a vivência de situações pedagógicas que possibilitem a socialização e construção de conhecimentos entre sujeitos (acadêmicos/professores), viabilizando a necessária compreensão da ação educativa em suas dimensões pedagógicas, ideopolíticas, ético-filosóficas, sócio antropológicas, culturais e psicológicas.

PERFIL DO EGRESSO

Formar profissional, tendo como base de atuação à docência, pautada pela unidade teoria-prática, com o seguinte perfil: professor com formação generalista, pedagógica, pluralista, técnica, científica, humanista e crítico-reflexiva, que compreenda o processo educativo e sua ação docente na sociedade, bem como as políticas públicas da educação e educação física brasileira; cuja intervenção fundamentar-se-á no conhecimento científico e cotidiano, na reflexão filosófica, na autonomia e na conduta eticamente responsável.

As competências e habilidades que são desenvolvidas na busca do perfil do egresso em Educação Física – Licenciatura são:

Dominar os conhecimentos pedagógicos e específicos da docência referentes aos conteúdos da área e aqueles advindos das ciências e áreas afins, orientados por valores sociais, com base nos princípios éticos, políticos e estéticos próprios de uma sociedade histórica, plural e democrática;

Pesquisar, conhecer, compreender, analisar, avaliar a realidade social para nela intervir científica e profissionalmente, priorizando e explorando o valor educativo das diversas manifestações do movimento humano, enquanto patrimônio cultural da humanidade;

Utilizar recursos tecnológicos da informação e da comunicação para acompanhar as transformações acadêmico-científicas da área e de áreas afins, qualificando a intervenção docente;

Dominar a leitura, interpretação e a escrita como instrumentos de desenvolvimento profissional contínuo;

Dominar conhecimentos técnico-científicos para intervir no campo dos diferentes níveis e modalidades da educação básica, de modo a planejar, orientar, supervisionar e avaliar as atividades educacionais, respeitando os diferentes níveis e etapas do processo de ensino-aprendizagem e desenvolvimento integral do ser humano;

Conhecer, selecionar, aplicar e avaliar os métodos de ensino, suas técnicas, recursos (materiais e humanos) e procedimentos para a intervenção docente, articulando os conteúdos da área de modo interdisciplinar e contextualizado;

Dominar conhecimentos para planejar, participar e avaliar projetos pedagógicos, educacionais e da gestão escolar;

Ser capaz de desenvolver relações inter e intrapessoais, gerenciando o próprio desenvolvimento profissional, bem como hábitos de colaboração, liderança e trabalho em equipe;

Demonstrar a capacidade de agir de forma crítico-reflexiva, a fim de construir os saberes da prática, bem como desenvolver a profissionalidade docente.

DISCIPLINACARGA HORÁRIA
Metodologia da Ginástica Geral60
Metodologia do Atletismo60
Metodologia do Trabalho Acadêmico60
Introdução e História da Educação Física60
Comunicação e Expressão30
Libras30

DISCIPLINACARGA HORÁRIA
Anatomia Humana I60
Metodologia do Handebol60
Metodologia da Recreação e Lazer60
Didática60
Crescimento e Desenvolvimento Motor60
Fundamentos da Linguagem (Corporeidade, Teatro/Arte, Música)30

DISCIPLINACARGA HORÁRIA
Anatomia Humana II60
Aprendizagem Motora60
Metodologia do Futsal60
Metodologia do Voleibol60
Didática Aplicada na Educação Física30
Filosofia da Educação30
Currículo30

DISCIPLINACARGA HORÁRIA
Metodologia do Basquetebol60
Fundamentos da Educação: Temas Transversais60
Metodologia das Lutas (Judô, Caratê, Capoeira)60
Dimensões Filosóficas, Sociológicas e Antropológicas60
Fisiologia Humana60
Psicologia da Educação30

DISCIPLINACARGA HORÁRIA
Socorros de Urgência60
Metodologia da Ginástica Artística e Rítmica60
Metodologia das Atividades Rítmicas e Dança60
Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem60
Fisiologia do Exercício60
Legislação Aplicada a Educação Básica30

DISCIPLINACARGA HORÁRIA
Cinesiologia60
Educação Física na Ed. Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental60
Metodologia do Futebol60
Metodologia da Educação Física Adaptada60
Optativa I30
Metodologia dos Esportes Complementares60
Estágio Supervisionado I120

DISCIPLINACARGA HORÁRIA
Fundamentos Pedagógicos do Esporte Escolar60
Cineantropometria60
Educação Física nos Anos Finais do Ensino Fundamental60
Ecologia e Esportes de Aventura60
Projeto de Pesquisa30
Gestão Educacional e Políticas Públicas30
Optativa II30
Estágio Supervisionado II150

DISCIPLINACARGA HORÁRIA
Educação Física no Ensino Médio60
Elaboração e Organização Esportiva60
Metodologia das Atividades Aquáticas60
Nutrição Aplicada à Atividade Física60
Trabalho de Conclusão de Curso - TCC30
Optativa III30
Dilemas Éticos e Cidadania30
Estágio Supervisionado III130

MODALIDADE

Presencial

FORMAÇÃO

Licenciatura

DURAÇÃO

4 anos (8 semestres)

CARGA HORÁRIA

3210

VAGAS

50

VALOR

R$ 956,25 (Ver Descontos)

Portaria de Renovação de Reconhecimento

Nº 646 de 20/09/2018